No Celebration Bride, evento voltado para o mercado de casamentos, que aconteceu no Rosewood Hotel, o Lounge do LifestyleHall teve a honra de receber uma entrevista especial com a comunicadora e produtora Karin Gimenes. A entrevista foi conduzida por Iara Passos, arquiteta e Lighting Designer, especialista do LifestyleHall e parceira do evento.
Iara abriu a conversa destacando a importância do evento Celebration Bride, o qual fez parte do brainstorming, processo inicial de produção da planta conforme a ideia da idealizadora, Bibiana Paranhos.
Durante a conversa, Karin Gimenes compartilhou detalhes sobre sua trajetória e como a cenografia e a produção visual permeiam seu trabalho, além de suas reflexões sobre o universo dos casamentos.
Karin Gimenes sobre seu trabalho
Karin iniciou explicando sua experiência e como seu trabalho se conecta com diversas áreas criativas: “O que é meu trabalho como produtora visual? Eu vivo num mundo lúdico, na verdade, o meu trabalho é bem amplo. Trabalho desde o arquiteto, até a marca, onde eu desenvolvo a cenografia 100%, em muitas situações venho só para a ambientação, que é o processo final, quando trabalho para o arquiteto. Tem toda a parte da comunicação, então hoje sou uma comunicadora, hoje sou voz e designer autoral.”
Projetos mais importantes de 2024
Quando questionada sobre seus trabalhos mais importantes em 2024, Karin falou sobre sua assinatura crescente em cenografia: “O ano 2024 foi um ano bem promissor, então começo o ano assinando um Stand dentro da Revestir, que é uma marca que eu já venho há mais de um ano trabalhando com eles. Para 2025, minha assinatura com eles é bem maior, está envolvido um grandíssimo escritório de arquitetura que eu não posso falar ainda, mas é um escritório que eu realmente aprecio muito o trabalho deles.”
Ela também destacou a importância da Semana Criativa de Tiradentes, onde foi embaixadora, e o impacto de sua participação na Casa Cor Bahia: “Acredito que assumir o papel de embaixadora da Semana Criativa de Tiradentes, em 2024, de uma forma mais expressiva, traz um envolvimento não somente no período da semana. Eu passo o ano inteiro tentando fazer interface de marcas com a Semana Criativa.”
Inspiração para seu trabalho criativo
Karin falou ainda sobre sua transição da moda para o design e como isso influencia seu trabalho criativo: “Eu fiquei durante muito tempo nadando contra a minha própria maré. Fiquei 17 anos no mercado da moda, onde eu não era do criativo, eu fazia gestão de carreira de topmodel. Eu vivia no backstage, era a mulher do backstage. Então eu via toda essa construção de cenografia, todo esse mundo lúdico, e eu tenho um mundo lúdico muito grande dentro de mim.”
Ela explicou também como sua experiência no mundo da moda contribui para seu olhar criativo hoje: “Eu sou uma pessoa, que apesar de ter a parte lúdica, vive no racionalismo, mas a Semana Criativa me tira dessa esfera. E esse ano levei meus pais junto comigo, então para mim isso foi muito especial.”
Como Karin enxerga o universo dos casamentos
Ao ser questionada sobre sua visão sobre o mercado de casamentos, Karin compartilhou seu ponto de vista sobre o papel da cenografia nesse contexto, especialmente em um evento como o Celebration Bride. “Eu confesso, que é um mercado que eu não circulo muito, mas eu sei que a cenografia é muito importante no casamento, porque a gente está falando de um sonho”, disse ela.
Ela falou sobre como a cenografia pode transformar o casamento em uma experiência visual inesquecível: “A cenografia, sim, é muito importante. Eu olhei vários elementos sendo utilizados aqui, rendas, eu falo muito sobre renda, a inocência, tem vários vestidos, eu acho que isso é uma forma de criar, de trazer a realidade, criar o sonho e torná-lo uma realidade.”
Expectativas para 2025 no mercado de design, arquitetura e decor
Por fim, Karin compartilhou suas expectativas para o futuro: “Em 2025, eu quero fidelizar a história da cenografia. Eu gosto de desenvolver do zero, acho que isso tem sido bem bacana, uma experiência muito positiva para mim. Então, eu acho que 2025 eu tenho um projeto grande que eu acho que ainda não posso anunciar, mas é um projeto bem grande.”
Ela também comentou sobre a efemeridade da cenografia e como, apesar de ser temporária, ela deixa uma marca duradoura nas memórias das pessoas: “Eu brinco, o meu mundo lúdico tem pouca durabilidade, eu desenho por um tempo curto, não é algo que vai ficar para o resto da vida, mas ele fica aqui na nossa mente.”
A conversa com Karin Gimenes revelou a profundidade e a versatilidade de seu trabalho, que vai além da cenografia, abrangendo áreas como comunicação, design autoral e arquitetura e decor.
Sua abordagem criativa, com uma forte conexão com o lúdico e o imaginativo, nos mostra como cada ambiente que ela cria é uma obra que conta uma história. A entrevista destacou, ainda, a importância de um processo criativo que é ao mesmo tempo, efêmero e imensamente marcante, deixando uma impressão duradoura na memória daqueles que vivenciam esses espaços.
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